Para corpo e mente, bicicleta é veículo ideal para a saúde

4 de setembro de 2019

A vida saudável está muito ligada a hábitos relacionados à saúde física. Uma alimentação balanceada, atividades físicas regulares etc. Mas, tão importante quanto os cuidados físicos, existe a saúde mental. E, em ambos os casos, andar de bicicleta é bastante importante. Essas informações partiram de um estudo feito pelo Instituto de Saúde Global Barcelona (ISGlobal).

A análise fez um comparativo com diversas outras formas de locomoção. O resultado apresentou algumas surpresas. Uma delas é o fato de que pedalar é ainda mais benéfico do que a caminhada, além de afastar a solidão.

A pesquisa

O mais interessante da pesquisa é que ela não comparou os hábitos de locomoção de indivíduos isolados. Entretanto, ela observou a rotina de um indivíduo que se utiliza de diferentes meios de transporte durante um dia.

Um exemplo: imagine-se pegando ônibus diariamente para ir ao trabalho, voltando de carona com um amigo, passando em casa, pegando a bicicleta e indo para a faculdade. O estudo é diferente do que o aplicado isoladamente com uma pessoa que faz todos os transportes diários de ônibus em relação a quem pedala,  quem anda de carro etc.

Esse tipo de pesquisa preocupa-se em entender como a forma de locomoção influencia na saúde física e mental dos indivíduos.

Resultados

Cerca de 9 mil moradores de sete cidades de diferentes países europeus participaram da pesquisa. O estudo comparou as respostas quanto às percepções físicas e mentais durante as formas de locomoção e, após dois anos, menos da metade dos participantes responderam um novo questionário. Através das respostas, conclusões dos benefícios da bicicleta para a saúde física e mental tornaram-se empíricos.

Por fim, o estudo prova que os benefícios da bicicleta vão além da mobilidade. Além de ser uma alternativa ecologicamente sustentável para transporte, a bike também pode ajudar, e muito, a saúde de quem a pedala.