Qual seria a alimentação correta antes de uma prova?

20 de agosto de 2019

Fazer uma alimentação correta antes de uma prova ou treino, já é um passo para enfrentar as dificuldades.

Antes de um treino ou uma prova é muito comum que fiquemos na dúvida do que comer para “abastecer” nosso físico. Um dos hábitos mais comuns entre os atletas é ingerir grandes quantidades de carboidratos (como torradas, compotas, massas, pão, arroz, bolachas, suco de fruta), poucas horas antes da atividade física, pensando de estar carregando as energias. Mas ATENÇÃO, este hábito não só é errado, como também pode ser prejudicial. Isso porque, se você já segue uma alimentação balanceada, suas reservas de energia já estão preparadas corretamente.

Sempre temos que considerar que, ingerir uma generosa quantidade de carboidratos em uma unica refeição, requer um longo tempo para a digestão. Sendo assim, corremos o risco de chegar no momento da partida em plena fase digestiva e privo de energia.

Entre os alimentos, certamente não são aconselháveis, mesmo considerando o baixo índice glicêmico, legumes e frutas, se não em quantidade reduzida, seja pelo longo período de digestão no estômago, que por problemas gastrointestinal podem gerar as fibras antes da prova. Pelo mesmo motivo não é recomendado grãos integrais (além de seu alto índice glicêmico). Sugerimos consumir iogurte magro, ou uma torrada com uma xícara de chá (adoçado com frutose ou mel). Os açúcares mais adequados são aqueles que têm, um rápido trânsito gástrico e um baixo índice glicêmico, como isomaltulose (palatinos) e frutose.

 

Fonte: https://revistabicicleta.com