A nutrição correta de um atleta é um dos fatores essenciais para o alto desempenho. Ao longo dos anos, mais e mais descobertas são feitas e novos produtos surgem no mercado com as mais variadas promessas.
De grosso modo seriam produtos adicionados à rotina alimentar de um indivíduo para que ele tenha algum ganho ou benefício, seja no desempenho esportivo ou na sua rotina do dia a dia.
A finalidade dos suplementos é fornecer macro ou micronutriente, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento à alimentação.
Vale notar que eles não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças. Tais produtos são destinados à pessoas saudáveis.
Adicionalmente foram definidas regras mais apropriadas, incluindo limites mínimos e máximos, populações indicadas, constituintes autorizados e alegações com comprovação científica. Tudo isso para garantir o acesso da população a produtos seguros e de qualidade.
Os suplementos não devem ser usados como substitutos de alimentos, mas sim para complementar uma dieta insuficiente para uma determinada necessidade. Existem diversos casos onde apenas alimentação não é suficiente, seja pela quantidade que precisaria ser ingerida, intolerância, variedade e disponibilidade durante um treino ou região.
O ciclismo em suas mais variadas modalidades é uma atividade que pode ter uma enorme intensidade e a partir de um certo nível de treinamento e comprometimento será necessário um planejamento para suplementação.
Fonte: Pedal