16 de janeiro de 2020

Saiba a pressão ideal para seus pneus

PSI é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

O pneu precisa absorver as irregularidades do solo, oferecer tração e ao mesmo tempo manter o conforto para o ciclista por este motivo, por isso, quando for calibrar o seu pneu, considere o tipo e tamanho do pneu, seu peso e o da bicicleta somados, além das condições do terreno em que você costuma rodar.

Uma bicicleta com o pneu muito cheio tende a perder contato com o solo em trechos irregulares e nas curvas. Outro ponto que acaba sendo sacrificado é o conforto, além disso, bicicleta vibra e a condução é comprometida.

Em contraponto, um pneu muito murcho terá maior resistência de rolamento e estará mais propenso a furar. Um pneu murcho pode até sair do aro durante as curvas, um problema recorrente com pneus largos em aros estreitos.

Com a calibragem correta o pneu terá resistência ideal de rolamento. Um pneu inflado corretamente não irá furar com facilidade em uso normal e irá absorver melhor as irregularidades da superfície do terreno sem quicar nem perder a tração, melhorando o conforto do piloto.

Não se engane com a informação na banda lateral do pneu, que indica a pressão máxima recomendada, este número informa a máxima pressão que o pneu irá suportar, porém, considere que os pneus durante o uso irão se deformar e a pressão varia com o calor, impactos e peso do conjunto bicicleta, ciclista e carga.

Para escolher a pressão precisamos saber quão fina é a TPI (Thread per Inch), e o quão flexível é a carcaça do pneu. Quanto mais alto o TPI, maior a pressão possível.

Não podemos esquecer que quanto mais pesada a bike e o ciclista forem, maior será a pressão necessária para ‘sustentar’ o peso. Por isso que colocamos uma pressão maior nos pneus dos carros quando viajamos com ele cheio por exemplo.

Além disso, o pneu tem que deformar para criar uma área de contato maior e absorver pequenas irregularidades do piso, fazendo com que toda a força exercida pelas pernas seja direcionada a propulsionar a bike para a frente.

E por ultimo, não se esqueça de seguir sua preferência pessoal. Algumas pessoas preferem uma bike um pouco mais dura, mais agressiva, e outras preferem a bike um pouco mais macia.

Para calibrar de forma correta você precisa de um aferidor de calibragem, mas também pode utilizar o manômetro da bomba infladora.

 

Fonte: Revista Bicicleta

Fale Conosco

Para mais informações, entre em contato conosco através do formulário abaixo

    Contatos