Os pneus são os grandes responsáveis pela locomoção e velocidade da bicicleta, afinal, sem eles não seria possível sair do lugar. Funcionamento igual as pernas para os seres humanos, eles precisam ter total atenção na hora de fazer a manutenção ou a substituição de peças. Com pneus em bom estado, o ciclista garante conforto para acelerar e frear, ações essenciais no ato de pedalar com segurança e tranquilidade.
Um dos grandes indicativos para realizar a troca dos pneus é a ausência de sulcos das rodas de borracha, tal observação é um dos métodos fáceis de garantir que o objeto chave chegou ao fim da vida útil.
Em suma, os pneus podem desgastar de várias formas, sendo o traseiro ficando desgastado mais rápido, mas quando ele começa a esvaziar mais vezes que o comum está na hora de trocá-lo por outro.
Vale lembrar que com o passar do tempo, a borracha fica mais frágil e fraca, se deteriorando mesmo sem um uso muito frequente ou asetuado. Assim sendo, possíveis rachaduras são mais um indicador de que você deve e precisa comprar novos pneus em uma loja de bicicleta.
As paredes laterais do objeto são na maioria dos casos a primeira região a se deteriorar com o tempo. O ideal para evitar esse tipo de problema grave é a sua manutenção, sendo sempre preferível guarda-lá pendurada, evitando um peso muito agressivo em cima das rodas. Além disso, sempre tenha em mente que é preciso calibrar o pneu ao menos uma vez por mês.