Andar de bicicleta é um bom exercício cardiovascular e para o fortalecimento muscular. Embora pareça ser eficaz apenas para as pernas, se observar durante a pedalada, poderá notar que também envolve a parte superior do corpo e os músculos centrais.
O ciclismo exercita principalmente a parte inferior do corpo. Ao pedalar regularmente, você verá um aumento significativo na força muscular e na tensão na parte inferior do corpo. Pedalar em uma bicicleta envolve os músculos do quadríceps e da coxa. Se você escalar montanhas ou usar marchas mais pesadas, esses músculos exigirão mais esforço. Os quadris também trabalham com o movimento de empurrar os pedais.
Se você usar sapatilhas e pedais clipless, também poderá “puxar” os pedais sempre que o pedalar. Esse movimento para cima pode exercitar seus tendões. O ciclismo também usa os músculos da panturrilha para transmitir a força gerada pelos quadríceps e tendões para os pés e dedos dos pés, especialmente quando os pés estão mais próximos do solo.
A parte superior do corpo não é muito usada ao andar de bicicleta, então os ciclistas profissionais geralmente têm pernas muito fortes mas a parte superior do corpo é pequena. Os braços e ombros são usados principalmente para segurar o guidão em ambos os lados para subir colinas íngremes. No entanto, alguma força nos braços, costas e ombros é necessária para manter uma boa pedalada por vários quilômetros durante a equitação de longa distância.
Uma boa postura de pilotagem requer músculos centrais fortes. Manter a postura correta de pedalar inclui usar o core para manter uma boa postura das costas, abaixando os ombros para longe das orelhas e um abdômen ligeiramente contraído. Essa postura corporal é ergonômica, evita fadiga e lesões em quilômetros de estrada e maximiza o uso dos músculos das pernas e das nádegas.
ESTRATÉGIAS PARA FORÇA NO PEDAL
Durante o processo de pedalada, concentre-se nos músculos e sinta a utilização de cada um deles no exercício de pedalada. Com o tempo, prestar muita atenção aos músculos o ajudará a usá-los corretamente ao pedalar, manter uma melhor forma corporal e aumentar a força. Aulas de spinning e musculação na academia também são boas maneiras de melhorar sua força. Aumentar a força do core não é especialmente importante apenas para pedalar, mas também para as necessidades diárias, portanto, passe mais tempo exercitando esses músculos.
Fonte: Cia do pedal.