Pedalar nas cidades é algo que etá cada vez mais comum. Por isso é importante conhecer o código de trânsito para bicicletas. Afinal, existem direitos e deveres previstos em lei, também para bicicletas, que garantem um trânsito mais tranquilo.
O código de trânsito para bikes são leis que integram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), regendo os direitos e deveres dos ciclistas e dos demais motoristas e pedestres, para uma melhor convivência entre todos no trânsito.
As leis que integram o código de trânsito voltadas aos ciclistas servem para assegurar o direito e também a segurança de todos no trânsito. Alguns são direitos e deveres dos motoristas em relação aos ciclistas e outros dos ciclistas em relação aos pedestres.
É importante destacar que, conforme o código de trânsito brasileiro, a bicicleta é considerada um veículo de transporte. Por isso, o ciclista possui o direito de trafegar nas vias, com prioridade sobre os veículos automotores.
Segundo o código brasileiro de trânsito, artigo 29, os ciclistas têm prioridade sobre os veículos automotores e os pedestres têm prioridade sobre os ciclistas. Significa que os veículos maiores são sempre responsáveis pela segurança dos menores e todos pela segurança dos pedestres.
O art. 214 do Código de Trânsito Brasileiro que diz que o motorista deve dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que se encontre na faixa a ele destinada e que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo é infração gravíssima com risco de multa. O ciclista também pode ser multado caso não dê preferência ao pedestre, é preciso estar atento.
Os ciclistas podem sim pedalar na rua. Porém apenas quando não houver ciclovia ou ciclofaixa no local e deve ser no mesmo sentido dos veículos.
Fonte: Bike Registrada