29 de julho de 2021

O ciclismo nas Olimpíadas de Tóquio

Os Jogos Olímpicos começaram oficialmente, e muitos esportes foram confirmadas para participar deste grande evento esportivo. Claro, o ciclismo não pode ser excluído deste grande evento. 

O ciclismo entrou nas Olimpíadas de Atenas em 1896 e, este ano, haverá um esporte pela primeira vez. O esporte consiste em cinco partes: estrada, mountain bike, BMX, pista e o primeiro modo BMX freestyle. 

 

Ciclismo de Estrada

Na capital nipônica, o esporte será dividido em duas partes: corridas de rua e contra-relógio. Na fase rodoviária, 130 homens e 67 mulheres serão classificados para fazer o trajeto da capital ao Monte Fuji. A trajetória do teste de resistência desse modelo é de 241,5 quilômetros para atletas do sexo masculino e 141 quilômetros para atletas do sexo feminino. 

Pela primeira vez desde as Olimpíadas de Moscou de 1980, o Brasil não selecionou nenhum ciclista para competir. Naquela época, o país não estava entre os 50 principais países masculinos nem entre os 30 melhores países femininos.

 

Mountain Bike

Uma etapa deste modelo terá 1 hora e 30 minutos e 1 hora e 45 minutos. A pista deve ter entre 4 e 6 quilômetros, e o trajeto não deve ultrapassar 15% da parte plana, com subida e descida em áreas irregulares. O primeiro piloto a completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada vencerá a corrida.

 

BMX 

Nesse aspecto do ciclismo, os atletas partem de uma plataforma de 10 metros de altura e enfrentam diversos obstáculos na pista até chegarem à linha de chegada. A pista de BMX ou “Super Cross Country”, conhecida como Jogos Olímpicos, tem de 300 a 400 metros. 

Os atletas competem sozinhos, com oito atletas nas eliminatórias. Haverá 48 atletas e 24 pilotos masculinos e femininos nesta competição.

 

BMX Estilo Livre

 O modo BMX freestyle fará sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio e competirá como um parque em rampas com grandes obstáculos e transições. Na competição entre homens e mulheres, os atletas são analisados ​​e julgados com base nos movimentos executados com suavidade na pista.

Os critérios de análise dos juízes são: originalidade, estilo, execução e dificuldade. Cada participante tem duas voltas de um minuto para conquistar o júri. 

 

Ciclismo de pista

O Ciclismo de Pista vem do Ciclismo de Estrada, a diferença é que esse projeto acontece em uma pista especialmente desenvolvida para esta competição, chamada velódromo.

 

Fonte: Go Outside.

Fale Conosco

Para mais informações, entre em contato conosco através do formulário abaixo

    Contatos