Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 6% dos brasileiros, mais de 10 milhões de pessoas, sofrem de depressão. Abordar o assunto de maneira objetiva e com naturalidade, ajuda a derrubar o estigma social que cerca estas pessoas. Recuperar a qualidade de vida passa também pelo esporte. E o ciclismo pode ser um grande amigo nessa jornada.
O esporte é uma ferramenta que ajuda a aliviar o estresse e a equilibrar as emoções. Uma das melhores atividades para isso é o ciclismo. A superação dos limites e o ventinho no rosto são ótimos para uma injeção imediata de ânimo. Aí vão outros seis motivos para que o pedal se torne um companheiro fiel em momentos difíceis.
Na prática do esporte, ao pedalar, o corpo libera endorfina, um dos hormônios relacionados ao bem-estar. Eles melhoram o humor, diminuem o estresse e a ansiedade num piscar de olhos. Além disso, como o ciclismo é um esporte intenso, também dispara a adrenalina, outro hormônio relacionado ao estresse. E há um lado bom nisso. Ao causar essa reação, o esporte ensina o organismo a lidar com essas descargas de tensão. Assim, o corpo entende que é possível manter o estresse sob controle em outras situações.
Meditação pode ser definido como uma prática individual de foco em um objeto, pensamento ou atividade específica. Durante o pedal, deixe o corpo assumir a direção e se concentre na respiração. Quando a mente viajar, traga o pensamento novamente para o presente. É preciso não tentar controlar os pensamentos, aceite que, principalmente no começo, é difícil lidar com o vai e vem de emoções e com o fluxo mental.
Veja essa situação: há dias ótimos, às vezes, até meses, em que a autoconfiança tá lá em cima. Quando menos se espera, a ansiedade te dá um nocaute. Mas à medida que sua força, habilidade e resistência aumentam com a prática de atividades físicas, a autoimagem também melhora. Cada cem metros a mais na trilha já uma baita conquista.
Uma das piores consequências das doenças mentais é o quanto a alegria de viver vai se apagando. Ter algo para se apegar como o encontro com o pessoal do pedal ou uma ciclo viagem é um estímulo e tanto para seguir em frente! Uma vez que você sente aquele banho de endorfinas pelo corpo, a sensação de liberdade e o ventinho no rosto, acredite, os dias ganham mais cor e leveza.
Fonte: Revista Bicicleta
**