Trouxemos hoje algumas dicas para você usar a sua bike como meio de transporte. Vale pensar em cada ambiente e entender os cuidados e as vantagens de cada um deles!
• Para percorrer longas distâncias:
Seja como artigo esportivo ou de meio de transporte, cruzar grandes distâncias de bike não é mais uma tarefa ingrata e exaustiva. Para complementar a qualidade de uso, você pode optar por itens que diminua o desgaste e a dor causada pela pedalada prolongada, optando por luvas, trajes de ciclismo e calçados adequados.
• Cuidados na cidade
Certamente usar bike no ambiente urbano irá te poupar de ficar preso no trânsito em engarrafamentos intermináveis. Em diversas situações, estará numa situação mais prática e menos arriscada do que muitos motociclistas, além de cuidar muito mais de sua saúde física, mental e melhor sua qualidade de vida ao pedalar em relação à vida sedentária e estressante.
Mas, um ciclista está desprotegido em relação a outros meios de transporte do trânsito. Isso exige que você redobre seus cuidados, sinalize com o braço ao tornar uma esquina, use sempre a ciclofaixa, esteja atento às buzinas e utilize sempre os equipamentos obrigatórios pela legislação, como:
Capacete:
Artigo indispensável de proteção. Sua obrigatoriedade é incontestável, até por motivos óbvios, assim como é o capacete aos motociclistas.
Espelho Retrovisor:
Apesar de ter sido atualmente vetado da lista obrigatória, continua sendo um item importantíssimo para estar alerta durante o trânsito.
Adesivos, fitas e farol:
Além de observar o trânsito, é necessário ser observado para evitar choques. Roupas de ciclismo também possuem cores vivas que destacam o ciclista durante o dia. À noite, não se esqueça de manter a lanterna de sua bike ligada, esse pequeno gesto pode ser determinante para sua segurança.
• Pensando na segurança de sua bike
Ocasionalmente, você vai precisar descer de sua bike e nem sempre terá onde guardá-la em segurança. Um item que não pesa nem custa quase nada e pode garantir uma sensação maior de segurança contra roubos é o bom e velho cadeado. O ciclista está recuperando seu espaço no trânsito e avançando em todos os meios. Para não correr riscos nem ficar para trás, equipe-se.
A segurança e a praticidade nunca saem caro!
Fonte: https://blog.diasbike.com.br/