A chuva causa diversos contratempos e nem todo mundo consegue pedalar quando está chovendo, mas pedalar com chuva não é o fim do mundo, basta estar preparado.
Ninguém merece pegar aquela chuva de surpresa e ficar o dia todo molhado, por isso tenha sempre ao alcance roupas impermeáveis, como uma boa jaqueta a prova d’água com capuz.
É sempre bom levar peças de roupa a mais para trocar ao chegar no destino, se necessário.
Detalhe importante: na chuva, a visão dos motoristas fica reduzida. Então, é legal usar roupas com cores fortes, como verde, amarelo, vermelho, que são refletivas e vão te ajudar a se sentir mais seguro.
Não se esqueça de ter bastante atenção com os pés, porque geralmente são eles que mais se molham. Isole o calçado com algo impermeável, pode ser uma sacolinha plástica mesmo.
Falando sem sacos plásticos, sua mochila até pode molhar, mas as coisas que você carrega dentro dela não podem. Por isso é sempre bom guardar tudo em saquinhos plásticos, já que a chuva pode vir de repente. Se você usa bagageiro, pode envolver a mochila em um saco plástico grande também.
É preciso ter em mente que em dias de chuva o trânsito pode ficar caótico, os carros andam mais lentamente e podem ocorrer alagamentos. Então, se for possível, use uma rota alternativa, planejada antecipadamente.
Mas tome cuidado com a água empoçada da chuva, pois ela pode disfarçar os desníveis da rua e buracos maiores. Então redobre a atenção, pedale mais devagar e freie mais cedo.
Ao passar por um ponto da estrada onde a água já estiver se acumulando, cuidado para não colocar todo o seu peso na roda dianteira; caso encontre um buraco, essa postura vai ajudar você a controlar melhor a bicicleta.
Pedale sem pressa e fique o mais visível possível acendendo as luzes da bicicleta e sinalizando tudo o que vai fazer.
E para finalizar, não tenha medo da chuva! Ela não é assim tão perigosa, apenas exige cuidados extras.
O importante é continuar usando a bicicleta, faça chuva ou faça sol!
Fonte: Revista Bicicleta