As temidas contrações involuntárias dos músculos fazem a gente ver estrelas! E com certeza você já deve ter ouvido falar por aí de algumas soluções caseiras para prevenir ou amenizar, como comer banana, ingerir muita água, etc.
Essas contrações dos músculos são podem ser causadas por diversas condições clínicas como baixos níveis de potássio ou cálcio no sangue (hipopotassemia e hipocalcemia, respectivamente); baixa oxigenação; desidratação ou lesão por esforços repetitivos.
Há algumas soluções caseiras eficazes contra as cãibras. Dicas como comer banana, tomar suco de picles, fazer alongamentos, consumir mostarda ou até mesmo fazer o uso de magnésio ou cálcio geralmente encontrados em farmácia, provavelmente irão aliviar esses espasmos, dependendo claro, dos motivos que os desencadearam.
O que efetivamente comprovamos é que os cientistas estudam essa condição há mais de 50 anos, e suas reais causas ainda não foram desvendadas.
Isso porque há a possibilidade de uma pessoa fazer constantes exercícios físicos e ter uma dieta superequilibrada, com os nutrientes certos, e ainda sim sofrer de constantes crises de cãibras; enquanto por outro lado, também há quem não consome os nutrientes necessários, não pratica exercícios físicos e a vida toda foi completamente livre das cãibras, sem ao menos saber como é essa dor.
#1 – HIDRATE-SE SEMPRE, E MUITO BEM!
Ainda que não haja uma explicação científica bem definida sobre o assunto, é ótimo estar sempre muito bem hidratado(a). Afinal, a ingestão de água melhora o desempenho em outros diversos aspectos.
#2 – TENHA MUITO CUIDADO COM OS ESFORÇOS EXCESSIVOS
É como dizem: tudo em excesso faz mal. É uma verdade super aplicável à quantidade de esforço físico. Se ultrapassar muito do que o seu corpo realmente aguenta, você apenas provocará lesões (de níveis leves aos graves), desencadeando as cãibras.
#3 – OS ELETRÓLITOS SÃO IMPORTANTES, MAS NÃO BASTAM!
Eletrólitos são minerais diretamente responsáveis pelo transporte de água para as nossas células. Além disso, também atua nos impulsos elétricos liberados pelo nosso corpo.
Por isso, eles são superimportantes para o funcionamento dos nossos órgãos vitais e, consequentemente para os movimentos musculares.
Há quem diga que eles possuem um papel principal nas cãibras. O que faz muito sentido, mas não é só nisso que deve ter o foco.
Por exemplo, o sódio é um dos eletrólitos importantes para o nosso organismo, mas o fato é que existem pouquíssimas evidências científicas que aponte a ingestão inadequada de sódio como o principal fator.
Em um determinado estudo, 15 corredores que tiveram crises de cãibras durante uma maratona foram comparados a 67 outros atletas que não sofreram com essa condição. Os resultados mostraram que não houveram diferenças relevantes nos níveis de ingestão de sódio ou hidratação nos dois grupos.
#4 – FAÇA ALONGAMENTOS!
As cãibras mais frequentes são localizadas na região das panturrilhas, e a boa notícia é que possível aliviá-las mesmo em cima da bike. É só soltar o calcanhar próximo a parte inferior do pedal.
Mas, se os espasmos musculares ocorrerem na região das coxas será necessário descer da magrela, soltar o pé e depois levá-lo para a região dos glúteos. Estique suavemente o quadríceps, e o leve para o mesmo lado que as mãos e as pernas.
Só não se esqueça, movimentos bem sutis e delicados, para não causar contrações em outras regiões.
Fonte: The Bike Culture