Dicas e cuidados para pedalar na cidade

18 de março de 2019

Pedalar na cidade não é brincadeira, já que existem verdadeiras ameaças a qualquer ciclista que se coloque a cruzar ruas e avenidas. Por isso é importante se prevenir com algumas dicas simples, que trazem mais segurança ao seu pedal.

Seja para ir buscar pão na padaria mais próxima, ir ao trabalho, ou então treinar à noite, a bike está cada vez mais presente nos centros urbanos. E nesse território, toda precaução é pouca, já que o trânsito é hostil com ciclistas.

Se você usa a bicicleta nas vias urbanas, confira já este artigo com várias dicas para pedalar na cidade com mais segurança!

RESPEITE AS LEIS DE TRÂNSITO PARA PEDALAR NA CIDADE

A primeira dica não poderia ser outra, senão essa. Respeitar as leis de trânsito brasileiras é o mínimo que qualquer pessoa que esteja nas vias deve fazer.

Saiba que há regras específicas para o uso de bikes, dentro do CTB. Andar na sua mão e não pedalar na calçada são algumas das disposições estabelecidas no código.

PEDALE SEMPRE NA FAIXA DA DIREITA

No trânsito você é muito vulnerável em cima da bike, e manter-se numa faixa na maior parte do tempo é o melhor a se fazer para se proteger de automóveis.

Ficar à direita é uma forma de ficar mais seguro, mas sempre tome distância do meio-fio, para não correr o risco de bater a roda ou o pedal nele, e cair.

SINALIZE SEUS MOVIMENTOS

Se a bike não dá seta nem acende luz de freio, você é quem deve sinalizar aos motoristas sobre os movimentos que irá fazer.

Se vai entrar à direita ou à esquerda, sinalize antes; e se vai parar, também. Assim, os motoristas poderão entender que movimento você fará, e terão como desviar sem correr o risco de frear em cima da hora, o que traz alto risco a você.

NÃO BRINQUE NO TRÂNSITO

Pedalar no trânsito não é fazer um pedal com direito a manobras entre amigos, por isso essa dica deve ser levada à sério.

Manter a velocidade numa faixa segura, para conseguir frear a tempo, e também não ziguezaguear em meio aos carros, manterá você longe de acidentes graves.

VÁ POR CICLOVIAS E CICLOFAIXAS QUANDO PUDER

As ciclofaixas e ciclovias foram feitas para nós ciclistas, que amamos pedalar na cidade em segurança.

Busque caminhos em que há opções dessas vias exclusivas de bike, e tente delimitar ao máximo o seu trajeto por elas. Assim a maior parte do percurso será segura e seu pedal ficará mais prazeroso e tranquilo.

SAIBA QUAIS SÃO LUGARES PERIGOSOS PARA SE EVITAR

Evitar lugares perigosos, seja pelo tráfego intenso de automóveis ou pelo risco de roubo de bicicleta, é parte do pacote de cuidados para pedalar na cidade.

Se você estiver pelo seu bairro, provavelmente deve saber quais são os lugares mais arriscados de se pedalar. Já se for passar em algum trajeto novo, busque informações em grupos e páginas, sobre as áreas.

TENHA MUITO CUIDADO COM ABERTURA DE PORTAS DE CARROS

Automóveis correndo são um perigo para os ciclistas, e parados também. Isso porque motoristas e passageiros podem abrir a porta “com tudo” bem na hora em que você estiver passando com a bike.

Por isso, para evitar uma trombada com a pessoa e a porta, e se machucar, não pedale muito próximo dos automóveis.

MANTENHA A MANUTENÇÃO DA BICICLETA

Para pedalar nas ruas, a manutenção deve sempre ser prioridade. Ainda que você não enfrente trilhas e estradas em alta velocidade, a bike precisa ter respostas imediatas aos seus comandos.

Freios e pneus são dois pontos que devem ser checados sempre, pois são eles que garantem boa parte da segurança num pedal pela cidade. Além dessas peças, o sistema de marchas e outros componentes merecem atenção especial também.

USE ILUMINAÇÃO NA BIKE

A iluminação é um item de segurança nas bikes e precisa ser usada sempre, mesmo durante o dia.

Usar um kit de iluminação para bike, de preferência no modo piscando, chama a atenção das pessoas e reforça a segurança, principalmente em pedais noturnos.

ESTEJA COM CAPACETE

Um dos primeiros itens a se pegar antes de sair para qualquer pedal na cidade, na trilha ou nas estradas, é o capacete.

O acessório é item de segurança básico e pode salvar sua vida numa queda. Você também pode colocar faixas refletivas e uma iluminação nele — há luzes próprias para instalar em capacetes de bike.

Por mais caótico que o trânsito do Brasil seja, pedalar na cidade ainda é possível, e seguindo essas dicas ficará rápido para se acostumar com o pedal pelas ruas. Além disso, optar pela bike é uma ótima forma de se livrar dos congestionamentos e ter mais qualidade de vida.