Saber escolher o cadeado adequado é sempre um desafio, ainda mais com tantas opções disponíveis no mercado.
E apesar da enorme oferta de cadeados no mercado, esta escolha pode definir a sorte de quem pretende usá-lo para proteger sua bicicleta quando estacioná-la em diferentes locais, seja na rua ou em qualquer outro local onde ela permaneça exposta.
Existem diferentes tipos de cadeado, para todos os estilos e bolsos, e a má notícia é que nenhum cadeado é 100% seguro!
É muito importante compreender que além de ter um bom cadeado você precisa estar atento a comportamentos valiosos para reduzir as chances de um bandido escolher a sua biciclet para “levar para casa”.
Outro aspecto que deve ser observado, é que a maioria dos ciclistas opta pelo pior cadeado em busca de praticidade e esquecem do real valor deste equipamento, que é fornecer segurança para quem precisa prender sua bicicleta.
Existem modelos de cadeados que oferecem maior dificuldade para serem violados, portanto, devem ser os escolhidos.
Nos EUA e Europa existem empresas qualificadas para classificar os cadeados por nível de segurança.
Como ainda no Brasil não existe uma certificadora, aqui estão algumas dicas para te ajudar a continuar pedalando.
- Cabos
Os cadeados de cabo de aço podem ser encontrados facilmente na versão de trava por chave ou segredo e são de longe os mais populares.
Eles estão disponíveis em espessuras distintas e este importante fator geralmente irá interferir no seu valor.
Apesar de serem os mais leves e práticos, são os mais fáceis para violar e os preferidos dos bandidos.
Isto acontece devido à enorme popularidade destes cadeados e, portanto, existirão centenas de oportunidades de bicicletas para roubar sem praticamente nenhuma resistência.
Para se ter uma ideia, com uma alicate adequado facilmente camuflada em um casado, o ladrão de bicicleta gastará de 2 a 3 segundos para romper um destes cadeados.
Portanto, chegamos aqui à primeira dica: Pelo amor que você tem à sua bike, fuja deste tipo de cadeado!!!!
Em uma rápida pesquisa no Youtube você encontrará dezenas de vídeos mostrando a agilidade dos bandidos em romper este tipo de cadeado.
Resumindo: Na mão de um bandido mais ou menos preparado, este cadeado é um “barbante”.
A forma mais fácil de explicar é que mesmo que um cabo de aço ofereça resistência à ruptura pela força, é o cadeado mais fácil de ser cortado com uma boa alicate de pressão, e este é o instrumento utilizado por 9 entre 10 ladrões de bicicleta.
O cadeado de cabo de aço pode funcionar como um auxiliar para prender a roda dianteira, combinado com um bom U-lock.
- U-Locks
Mesmo não tendo a mesma praticidade dos cabos de aço, sem sombra de dúvidas os cadeados no formato de U são os mais recomendados, até mesmo por especialistas em segurança.
Portanto, quando estiver em um bikeshop, exija que o vendedor mostre as opções de U-lock e escolha aquele que couber no seu bolso e seja o mais seguro possível pois como todo cadeado, existem versões mais ou menos seguras.
Os modelos de cadeado U-lock podem ser ou pouco mais pesados e difíceis de carregar, mas pense que é muito mais pesado carregar nas costas peso na consciência de ficar sem a bike por não ter escolhido um bom cadeado.
Apesar de nada convencionais como acessório de moda, U-locks de todos os tamanhos e cores cada vez mais compõem o visual de muitas tribos de ciclistas urbanos.
Os U-locks são os modelos de cadeado mais indicados pois dificilmente podem ser rompidos com um alicate (usado pela maioria dos bandidos).
Rompê-los exigiria uma boa serra e tempo para realizar a operação, coisa que a maioria dos bandidos não tem.
Para se ter uma ideia, enquanto um cadeado de cabo de aço consome menos de 3 segundos para ser rompido, um U-lock pode tomar até 2 minutos preciosos, o que para o bandido pode ser uma eternidade.
- Outras opções
Há também quem use correntes com cadeado, mas elas são pesadas e desajeitadas para se carregar e raramente há opções tão seguras quando os U-lock.
O cadeado também provou-se fácil de ser violado com ferramentas como chaves-de-fenda e até mesmo uma improvável lâmina de barbear. Duvida?
Procure no Youtube!
- Recomendação
A recomendação unânime entre especialistas é a combinação de um bom cadeado U-lock com o modelo de cabo de média espessura.
O Cadeado U-lock deverá prender quadro + roda traseira a um objeto irremovível e o cabo deve ser usado para prender a roda dianteira ao quadro e, por que não, o mesmo objeto.
Fique atento à estrutura do objeto ao qual fixará seu cadeado, uma vez que se ele for violado, de nada adiantará todo este aparato de segurança.
Se você possui uma bicicleta que está sempre exposta ao risco de furto, considere a contratação de um seguro de bike, que garante o furto caso o bandido consiga violar seu cadeado.
Fonte: Revista Bicicleta.