Muitos que praticam o pedalar no dia a dia podem ter a dúvida de o que é melhor: levar para lavar em uma loja ou lavar em casa?
A questão é que depende mesmo de cada pessoa. Se você sente que não conseguiria tirar um tempo para cuidar da sua bike, o melhor jeito é pagar para ela ser lavada por profissionais, o que é ótimo.
Mas se por outro lado você sente que pode dar conta da tarefa, e não quer gastar com isso, aqui vão algumas dicas para lavar sua bike em casa do melhor jeito!
1. Separe um espaço em seu quintal ou varanda para limpar a bicicleta.
Damos esses lugares de exemplo porque são mais abertos e evitam com que a sujeira seja levada para dentro de casa, mas o espaço que você tiver está bom, desde que tenha espaço para trabalhar.
2. Separe os materiais para a lavagem.
Sempre bom já preparar tudo e colocar por perto para que na hora você tenha facilidade de encontrar. Algumas coisas que você provavelmente precisa: pano, balde, Mangueira, Luvas, Sabonete neutro ou Detergente em pó, Desengraxante e escovas de cerdas duras e moles.
3. Evite materiais abrasivos para esfregar a bike.
Esse tipo de material pode estragar o verniz da bike e outras coisas nela, por isso, tome cuidado com o que usa e a força que vai utilizar.
4. Jogue água na bike primeiro antes de começar a limpar.
A água ajuda com parte da sujeira, e depois fica mais fácil para tirar o resto. Depois disso comece passando o pano molhado, a luva de pelúcia, ou a espuma com sabão ou detergente no quadro e suspensão, porque são as primeiras coisas a serem lavadas.
5. Tome cuidado ao limpar a relação de marchas.
Para isso o desengraxante é bom já que tira a graxa velha e não deixa manchas. E sempre utilize produtos certos pra essa área
6. Por último, retire os pneus e esfregue as rodas.
Isso não é necessário se você só esta buscando uma limpeza simples, mas é sempre bom fazer de vez em quando, passando cerdas duras na roda e mais macias no aro, e depois enxaguando e passando um pano para finalização.