As bicicletas são um meio de transporte popular porque se trata de uma opção ecológica, econômica, prática e portátil. Porém, é justamente por essas características que os ciclistas temem que as suas sejam roubadas. Para evitar que isso aconteça com você, verifique a lista de medidas preventivas abaixo!
ATENÇÃO
Quando você estiver andando de bicicleta não a largue em qualquer lugar e esteja sempre vigilante. Os ladrões preferem vítimas descuidadas e mais vulneráveis, como crianças e adolescentes, pois são roubos com menor risco e maior chance de sucesso. Se for esse o seu caso, tente sair com outras pessoas!
EVITE PEDALAR EM LOCAIS ESCUROS
Ruas vazias, principalmente à noite, costumam ser um bom momento para roubo de bicicletas. Evite esses lugares, especialmente sozinho. Sempre tente pedalar em locais movimentados, como ruas grandes e avenidas. Não tranque suas bicicletas em locais muito escuros e desertos.
UTILIZE MAIS DE UM CADEADO
Entre os equipamentos de segurança para bicicletas, o mais eficaz ainda é o cadeado. Com o tempo, os ladrões sempre melhoram os seus métodos de roubo. Por isso, considere colocar vários cadeados em sua bicicleta para evitar problemas.
Escolha sempre um modelo diferente para dificultar o trabalho de quem vier roubar.
TRANQUE SUA BIKE EM LOCAIS SEGUROS
É inútil ter equipamentos de segurança e boas travas, e proteger sua bicicleta de qualquer forma ou em um local onde os criminosos possam se mover com facilidade. Para evitar o roubo de bicicletas, certifique-se de travar a bicicleta em um local como bicicletários.
É recomendado usar um quadro de bicicleta em forma de “U” invertido (fixado ao solo em ambas as extremidades) porque eles permitem que você bloqueie as duas rodas e fixe o quadro da bicicleta. Sempre verifique se sua bicicleta está firmemente conectada ao local e se o bloqueio está seguro para evitar o uso de alavancas ou serras naquele espaço.
Fonte: Bike Registrada.