Quando ocorre a junção entre o ferro e o oxigênio, esses dois elementos sofrem uma reação que resulta a ferrugem (óxido de ferro).
Ferro, água e ar. Esses três elementos já bastam para sua bicicleta ficar com aparência de velha. E é importante ressaltar que nem é preciso jogar água no ferro para criar corrosão, o próprio ar presente na atmosfera já vem carregado de umidade.
Em pouco tempo, a ferrugem pode danificar permanentemente as peças da sua bicicleta, pois ela rapidamente cresce consumindo grandes partes do metal. Caso você notar a ferrugem logo cedo, poderá removê-la. Isso diminuirá as chances de que ela volte a crescer.
Você pode remover essa ferrugem existente utilizando uma lã de aço ou uma lixa. Mas atenção, isso não faz com que a ferrugem pare decrescer e se espalhar, vai apenas removê-la e proteger o metal de ser ainda mais oxidado. Se a ferrugem ocorreu em um local que perdeu a pintura, aplique retoque ou até mesmo um esmalte para unhas. A tinta previne a exposição ao ar e a oxidação.
Você também pode aplicar uma graxa protetora, conhecida como WD-40 para manter as partes expostas prevenidas contra a ferrugem. Inclua as engrenagens, corrente e cabos de freio, pois essas partes também correm o risco de enferrujarem por que estão expostas ao ar.
Caso alguma parte de sua bicicleta sofra oxidação profunda, você talvez precisará trocar a parte inteira.
Fonte: Vida com bike.