De todas as medidas da bicicleta, a altura do selim é certamente uma das mais importantes. A melhor forma de ajustar sua bike é fazer um bike fit. Somente um profissional treinado e capacitado poderá ajudar você a encontrar a posição ideal na bicicleta, e essa é a melhor forma de evitar dores e lesões decorrentes da postura incorreta.
Existem algumas outras maneiras de encontrar uma altura funcional para o banco da bike, algumas mais, outras menos precisas.
Bicicletas tem sistemas diferentes para afrouxar e apertar o canote (o cano que segura o selim). Independente de como funciona o sistema da sua bicicleta, é importante:
– Nunca subir o canote acima da junção dos tubos do quadro ou onde estiver estabelecida uma marca de limite.
– Nunca apertar excessivamente, especialmente se for em uma bicicleta cara com canote de carbono
Já o método do calcanhar no pedal consiste em vestir o calçado que você vai usar para pedalar e apoiar o pedal no calcanhar. Nesta posição, o joelho deve ficar levemente flexionado quando você estiver sentado no selim, com o pedal na posição mais distante possível.
Para medir, usamos o calcanhar, mas quando vamos pedalar, devemos colocar o centro do eixo do pedal na “bola do pé”.
Este método funciona melhor com tênis com a sola de altura mais constante. Muitas sapatilhas de estrada, por exemplo, mal possuem um solado – com a variação de altura entre o taquinho e o calcanhar da sapatilha, este método não costuma funcionar.
Existe também o Método LeMond e também a Fórmula 109%. O importante é prestar atenção no seu corpo. Esses ajustes são apenas um ponto de partida para evitar erros drásticos, evitando assim lesões. Se sentir dores ao pedalar, pare imediatamente a atividade e procure ajuda profissional. Em geral, dores na frente do joelho costumam indicar um selim muito baixo. Dores atrás do joelho costumam indicar um selim muito alto.
Um sinal claro de que o selim está alto é o movimento do quadril quando o pedal está no ponto mais baixo.
Fonte: Pedal