Óculos de proteção são um dos equipamentos de segurança mais importantes para o ciclismo. Junto com luvas e capacete. Mas, muita gente ainda fica na dúvida de qual tipo de óculos escolher, ou mesmo se vale a pena investir em óculos específicos para ciclismo.
1 – Por que usar óculos para pedalar?
Segurança contra impactos: Não precisamos nem discutir que a segurança é um dos fatores mais importantes para o ciclista. E ter dificuldades na visão quando se está pedalando pode ser fatal. Um dos benefícios do óculos é proteger os olhos de impactos diretos mais agressivos como galhos, pequenas pedras, lama e até insetos, ou alguns menos prejudiciais como poeira e chuva. Claro, eles também podem ajudar a proteger
numa queda.
2 – Escolha óculos específicos para ciclismo
Sim, obviamente você pode utilizar um óculos convencional para pedalar, mas isso pode não ser a melhor ideia, por diferentes motivos. Muitas vezes, óculos não esportivos não possuem lentes com resistência contra impactos. Em casos mais graves a lente pode estilhaçar, criando uma ponta que pode furar seu olho.
Além disso, o próprio formato da lente e da armação pode reduzir seu campo de visão, ou mesmo permitir que objetos (ou insetos) cheguem aos seus olhos com mais facilidade. Atualmente, a imensa maioria dos óculos possuem proteção contra raios solares, portanto essa preocupação é menor.
3 – Escolha a luminosidade da lente
Óculos de sol possuem diferentes níveis de transparência, com as mais escuras bloqueando mais a luminosidade. Por isso, antes de escolher seu óculos. Além da luminosidade, as lentes também podem possuir diversas tecnologias, veja algumas delas. Proteção UV, lentes fotocromáticas, lentes extras, tratamento hidrofóbico, ante embaçante
4 – Óculos para ciclismo de estrada
Para andar na estrada, óculos sem armação na parte de cima são melhores, principalmente quando pedalamos em uma posição mais aeróbica. Assim, nada fica no campo de visão com a cabeça baixa. Além disso, a estrada costuma ser mais clara, por isso lentes mais escuras normalmente funcionam melhor.
5 – Conforto e peso são essenciais
Não se esqueça que o detalhe mais importante de um óculos é o encaixe dele no seu rosto, senão você pode acabar não usando. É importante que ele se adapte muito bem, já que você deve passar algumas horas pedalando com ele. Além disso, modelos mais leves pesam menos no nariz, o que também ajuda no conforto.
Fonte: Pedal