Saiba qual a melhor bicicleta para você

5 de fevereiro de 2018

Todos os dias mais pessoas tem aderido pedalar como prática de exercícios, e não apenas isso, com a adaptação de estradas para ciclovias e várias outras formas de acesso, pedalar se tornou também um meio de transporte, e para quem apenas deseja se divertir em um passeio com amigos, ou familiares, parques e praias facilitam essa opção.Seguindo esses parâmetros a grande dificuldade está na escolha da bicicleta ideal. Com tantas opções no mercado, a confusão acaba se tornando algo muito comum, afinal, qual a melhor bicicleta?

Claro que é necessário levar em consideração vários elementos, e conhecer algumas opções antes de fechar a compra, instruções que você verá a seguir.

Por onde Começar
1 – A primeira coisa a se fazer é definir para que você irá comprar uma bicicleta. Não adianta investir rios de dinheiro em algo que não atende as suas necessidades. Diferentes formas de uso tendem a exigir bicicletas diferentes. Se mora em uma cidade no litoral, onde existem diversas ciclovias e o acesso é muito mais fácil nesta área, será necessário uma bicicleta bem diferente de quem mora em uma cidade montanhosa, ou de quem mora em uma metrópole, por exemplo

2 – Descubra seu perfil. Se a sua necessidade é uma bike exclusiva para lazer, o ideal é ficar longe de bikes para competições, até porque dependendo da bicicleta adquirida ela não atenderia apenas o seu desejo de passear com família e amigos. Bikes para competições geralmente são mais elaboradas, e preparadas para o esporte. Aderir uma bike híbrida ou comfort já será o suficiente.

Agora, para aqueles que possuem mais aptidão física, e que também já são praticantes de outros esportes, podem investir em uma bike utilizada em competições. Essas bicicletas claramente são mais completas, possuem melhores componentes e consequentemente também custam mais, em contrapartida também tendem a durar mais.

Já nos casos de ocorrências clínicas, como sedentarismo ou obesidade, o ideal é manter o ritmo inicial com bicicletas mais básicas, e no caso do indivíduo estiver acima do peso, a melhor bicicleta são as mais robustas, com elementos de qualidade.

3 – Outro ponto importante a ser levado em consideração é o tamanho ideal da sua bike. Antes de adquirir uma bicicleta, se possível, faça um pequeno teste drive, para tirar todas as dúvidas em relação ao tamanho.

5 – Quando for fechar a compra lembre-se de investir o quanto seu dinheiro puder pagar. Vale investir em uma bike de qualidade que trará enormes benefícios à saúde.

Quais são os tipos de bicicleta

Lazer e recreação

Existem vários tipos de bicicletas que podem ser classificadas como bike de recreação. Algumas delas são as Comfort Bikes, Beach Bikes (bicicletas praianas) e os modelos mountain bikes mais simples.

Essas bicicletas tendem a ser mais robustas, são ergonômicas e confortáveis, que possuem elementos mais simples, isso automaticamente influencia nos preços, deixando-os mais atrativos.

Embora essas bicicletas sejam projetadas para usos mais cotidianos como, pedalar no parque, na ciclovia, em passeios ciclísticos e em deslocamentos de curta distância , sendo ideal para pessoas que apenas querem um objeto de lazer, elas também podem ser utilizadas até mesmo em viagens mais longas ou trilhas

Mountain Bikes
Estas são as bikes mais comuns, atualmente, afinal elas possuem a grande vantagem de serem bem mais versáteis, sendo possível fazer passeios no parque, até corridas em terrenos mais difíceis. As mountain bikes hoje atendem praticamente 80% dos ciclistas.

Ao saírem das fábricas quase todas as bikes já saem com suspensão de frente e freios a disco nas duas rodas. Os valores dessas bikes podem variar bastante dependendo dos elementos que possuírem

Ciclismo

Conhecidas como speed ou road bikes, esse modelo de bicicleta possui um público bem específico para categoria. As road bikes possuem pneus finos e delicados, e são bicicletas elaboradas para rodar em bons pisos asfaltados, além disso, a posição para pedalar pode ser bastante desconfortável para muitas pessoas.

Os modelos com o menor custo benefício são feitos em alumínio, mas existem opções mais leves, e consequentemente mais caras em fibra de carbono e também em titânio. Caso pretenda pedalar em regiões mais montanhosas é melhor considerar adquirir uma speed com pedivela compacto e um cassete de 25 ou 27 dentes na traseira

Dobráveis
As bicicletas compactas são a nova sensação e novidade nacional. A bike dobrável possui aro 20 e são ideais para as pessoas que utilizam transportes urbanos no cotidiano. Quando são dobradas é possível carregá-las a tiracolo, sendo mais fácil a logística de embarque entre trens e ônibus, e para quem mora em apartamentos, ou trabalha em escritório, por ser compacta, a bicicleta é mais fácil de guardar ocupando menos espaço.

Os modelos mais vendidos no Brasil são a Dahon, a Blitz , Sense, Soul e, mais recentemente, o modelo Urbe da Caloi. Mas fique atento: são pouco os modelos versáteis e indicados para deslocamentos de curta distância.

Híbridas
As bikes híbridas são as multiuso, elas possuem aro 27 e pneus mistos, que se encaixam tanto para rotinas urbanas, quanto para pedaladas mais longas em asfalto ou cicloturismo. Esta pode ser uma das melhores opções para quem busca por pedaladas mais tranquilas, para os momentos de lazer então pode ser a solução perfeita, uma vez que não foram projetadas para competições nem trilhas.

Tenha todo o equipamento necessário para uma boa prática de exercícios, sua saúde é o fator mais importante e merece atenção com acessórios de qualidade.