Como não sofrer (tanto) na hora de pedalar no calor

15 de janeiro de 2018

Pedalar no calor é ao mesmo tempo uma delícia e um transtorno, pois as altas temperaturas podem deixar seu rolê desconfortável e menos prazeroso.

Além dos básicos hidrataçãoprotetor solar e óculos escuros, reunimos outras dicas que podem te ajudar a pedalar no calor com mais conforto e eficiência:

  • Escolha bem o horário. Sempre que possível, evite sair entre as 10h e as 15h, quando o sol está mais alto e o calor é mais intenso.
  • Vista-se de acordo. Camisetas com FPS são suas melhores amigas nesta hora, de preferência as de manga longa. Bonés e caps são bons aliados para barrar o sol. Para as mãos, luvas sem dedos  podem ajudar a absorver o suor das palmas das mãos.
  • Alimente-se. Apesar de sentirmos menos fome no calor, é fundamental garantir a nutrição adequada. Em pedais com menos de uma hora de duração, não é preciso comer durante o exercício. Em sessões mais longas, lembre-se de levar consigo um petisco que não sofra com o calor, como oleaginosas (como amêndoas ou castanhas) ou barras de cereal sem chocolate. Ao terminar o exercício, alimente-se normalmente para repôr as energias.
  • Costas livres. Se puder, evite carregar mochilas durante o pedal – elas abafam as costas e retém o suor. Alforjes e bolsas transversais estilo messenger são opções melhores para dias de muito sol (seu corpo vai agradecer).
  • Pedale tranquilamente. Dias de muito calor não foram feitos para bater recordes ou pegar KOMs (ou QOMs!) no Strava. Mantenha um ritmo constante dentro da sua zona de conforto.
  • Repense seu trajeto. Mesmo que você esteja acostumado a fazer sempre o mesmo caminho, tente encaixar opções com menos subidas ou com partes sombreadas, para não superaquecer o corpo.
  • Respeite seu corpo. Se sentir cansaço excessivo ou tontura, procure uma sombra (postos de gasolina são ótimos pit-stops), respire um pouco e tome uma água antes de continuar.
  • Congele sua caramanhola. Tomar água quente é ruim e pode até fazer mal para o corpo. Na noite anterior ao pedal, ponha sua garrafa no congelador, cheia pela metade ou até 3/4 da capacidade. Na hora de sair, complete com água – e aproveite sua refrescância por mais tempo.